terça-feira, 28 de setembro de 2010

PLANTAS PARASITAS



O cipó-chupo forma um emaranhado de ramos amarelos bem finos, que mais se
parece com aquele doce chamado fios-de-ovos.Suas sementes germinam em cima de uma planta
hospedeira, na qual injeta suas "seringas" e suga os nutrientes, podendo levar a outra
espécie á morte.

o mas curioso sobre a planta parasita é a flor-da-terra que só conseguimos encontrá
-la na natureza quando ela produz flores, que são muito pequena e aparecem apenas
por algum tempo durante o ano, expondo-se para fora da terra -daí o nome "flor-da-terra"!
Essas flores são muito coloridas e cheirosas e
devem ser também muito gostosas para formigas, besouros e macacos, que adoram comê-las.


FONTE:LIVRO
DA BIBLIOTE MARIO QUINTANA DA E.M.ROTARY.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AS PLANTAS.







As plantas
As plantas, tal como os animais, são seres vivos.
Na natureza existe uma grande variedade de plantas. Tu próprio já viste plantas
são grandes, como as árvores, outras são pequenas, como as ervas.
H
A plantas que crescem espontaneamente, sem precisarem de ser semeadas pelas pessoas; são chamadas plantas espontâneas.
As giestas, as ervas, os fetos, as margaridas silvestres e as papoilas são alguns dos exemplos de plantas espontâneas.
Há plantas que crescem semeadas e tratadas pelas pessoas. são as plantas cultivadas.
Os tomateiros, as macieiras, as oliveiras, o morangueiro e a
batateira são exemplos de plantas cultivadas.
Onde vivem as plantas?
As plantas podem viver em ambientes muito diferentes:
• há plantas que vivem com as raízes fixas na terra:
• outras plantas vivem agarradas ás árvores ou aos muros:
• outras plantas vive na água
NOME: SUZANE
TURMA:702

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A HISTÓRIA DA HIDROPONIA

Os primeiros de quem se têm notícia que usaram a hidroponia (do grego hidroponos, que significa trabalho em água) foram os suméros, habitantes da antiga mesopotânia que surgiram por volta do quinto milênio antes de cristo. Em 1929,willam.F.Gericke desenvolvel uma técnica de cultura sem solo onde foram cultivados tomates,cereais,frutos,flores,e tuberculos em grande escala.Em 1940, gericke aprendeu um trabalho descrevendo um sistema hidropônico quase comercial,pela primeira vez utilizado o termo hidroponico.Nas décadas de 50 a 60, as casas de vegetais expandiram-se rapidamente
entre na ásia e europa e o cultivo hidropônico vários países como alemanha frança, italia,suécia antiga urss, isrrael, inglaterra e espanha. No Brasil, o desenvolvimento do cultivo deve-se pioneirismo de Shigeru Ueda o Takanori Sekine, que trouxeram a técnica do Japão na década de3 1980.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A HIDROPONIA

O QUE É HIDROPONIA?



A hidroponia é a ciência de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).

Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.

Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.




A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia.

Gericke adotou o sistema de cultivo sem solo para as condições de campo, de tal forma que se tornou o primeiro passo para viabilizar o cultivo em escala comercial. Quando se diz que "Gericke é o pai da hidroponia" não significa que ele inventou o cultivo sem solo, mas trata-se de uma homenagem aos avanços científicos conquistados por ele e por ter pela primeira vez usado o termo hidroponia.




Princípios de funcionamento
As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada.







Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características,periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.